Metodologia da pesquisa
- ANDERSON DOS ANJOS PENA DE CARVALHO |
A disciplina Metodologia da Pesquisa é um componente fundamental na formação dos estudantes de cursos técnicos da área da saúde. Mais do que um conjunto de técnicas e normas para produção acadêmica, essa disciplina oferece ferramentas essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade investigativa e da autonomia intelectual dos futuros profissionais.
Em um contexto onde a prática profissional deve estar sempre alinhada com evidências científicas e a busca constante por atualização, compreender como o conhecimento é produzido, validado e aplicado é uma competência indispensável. Por meio do estudo da metodologia da pesquisa, o aluno é capacitado a ler, interpretar e produzir materiais técnicos e científicos com clareza, organização e rigor, habilidades que são cada vez mais exigidas no mercado de trabalho e em instituições de saúde.
A disciplina terá uma carga horária total de 30 horas, sendo 15 horas em formato on-line e 15 horas presenciais, permitindo uma combinação equilibrada entre flexibilidade e interação direta com o conteúdo e os colegas.
Durante o curso, os estudantes serão guiados por quatro unidades principais, estruturadas para promover uma aprendizagem gradual e significativa:
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Unidade 1 – Introdução à Metodologia da Pesquisa: Apresenta os conceitos básicos e a relevância da pesquisa no contexto profissional, especialmente na área da saúde.
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Unidade 2 – A Metodologia da Pesquisa e a Rotina de Estudos e Práticas em um Curso Técnico de Nível Médio na Área da Saúde: Explora a aplicação prática da pesquisa no cotidiano do estudante técnico e sua importância para a formação crítica e ética.
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Unidade 3 – Escrita, Organização e Normatização de Trabalhos Acadêmicos: Aborda a estrutura dos principais tipos de trabalho acadêmico, com foco nas normas da ABNT, na clareza textual e na coerência argumentativa.
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Unidade 4 – Projeto de Pesquisa e a Escrita de Relatórios Técnicos e de Estágio: Orienta os alunos na elaboração de projetos de pesquisa e na produção de relatórios técnicos, fundamentais para o estágio supervisionado e para a atuação profissional.
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno esteja apto a desenvolver trabalhos de natureza técnica e científica com autonomia, precisão e responsabilidade, contribuindo ativamente para a melhoria dos serviços de saúde e para seu próprio crescimento como profissional.
Informações do curso
Objetivos
• Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico.
• Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos.
Conteúdos
• Fundamentos da pesquisa.
• A comunicação entre orientados/orientadores.
• Normas para Elaboração de Metodologia Científica.
• A Comunicação Científica.
• Métodos e técnicas de Trabalhos Acadêmicos.
• O pré-projeto de pesquisa.
• O Projeto de Pesquisa.
• O Experimento.
• A organização de texto científico (Normas ABNT).
Metodologia
A proposta metodológica desta disciplina foi cuidadosamente pensada para oferecer uma experiência de aprendizagem dinâmica, interativa e significativa. Combinando o melhor do ensino presencial e das tecnologias educacionais, o curso será desenvolvido em formato híbrido, com 30 horas de duração, sendo 15 horas presenciais e 15 horas on-line.
No ambiente virtual, os alunos terão acesso a uma ampla variedade de recursos que enriquecem o aprendizado e promovem o engajamento contínuo:
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Videoaulas didáticas e objetivas, que apresentam os conteúdos de forma clara, com exemplos práticos e linguagem acessível.
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Exercícios interativos, que possibilitam a fixação do conteúdo de forma leve e eficiente;
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Wiki colaborativa, onde os estudantes poderão construir coletivamente o conhecimento, compartilhando definições, resumos e reflexões.
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Chats e fóruns de discussão, para estimular a troca de ideias, esclarecer dúvidas e promover o debate sobre temas relevantes da área da saúde;
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Materiais complementares, como textos, infográficos, links e outros conteúdos de apoio que aprofundam os assuntos tratados;
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Atividades práticas e orientações para elaboração de projetos e relatórios, aproximando a teoria das demandas reais da formação técnica.
As aulas presenciais funcionarão como momentos de aprofundamento, reflexão e construção coletiva do conhecimento, com espaço para discussão de casos, trabalhos em grupo e orientação direta com o professor.
Essa metodologia tem como base os princípios da aprendizagem ativa, onde o aluno é protagonista do seu processo formativo. Ao unir teoria e prática, individualidade e colaboração, buscamos desenvolver não apenas competências técnicas, mas também habilidades críticas, investigativas e comunicativas — essenciais para a atuação ética e qualificada na área da saúde.
Nosso objetivo é que, ao final da disciplina, cada estudante se sinta preparado para utilizar os conhecimentos de metodologia da pesquisa como uma ferramenta de transformação, tanto na vida acadêmica quanto na prática profissional.
Educadores e os recursos materiais
Para garantir uma experiência de aprendizagem completa, acolhedora e eficiente, a disciplina Metodologia da Pesquisa conta com uma estrutura de apoio composta por recursos materiais modernos e uma equipe pedagógica qualificada e comprometida com o sucesso de cada estudante.
Recursos Humanos
A condução da disciplina é feita por uma equipe multidisciplinar que atua de forma integrada, cada qual com funções específicas e complementares:
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Professor(a) on-line: Responsável pela elaboração e organização do conteúdo didático disponível na plataforma. É quem planeja as aulas, propõe as atividades e assegura que o material esteja alinhado com os objetivos do curso e com as exigências da formação técnica na área da saúde.
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Tutor(a) on-line: Atua como elo entre o aluno e o conteúdo. Sua função é acompanhar rotineiramente o progresso dos estudantes nas atividades on-line, esclarecer dúvidas, cobrar a entrega de tarefas dentro dos prazos estabelecidos e incentivar a participação nos fóruns, wikis e outras ferramentas colaborativas. É um suporte constante, garantindo que ninguém fique para trás.
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Professor(a) orientador(a) presencial: Conduz os encontros presenciais realizados semanalmente. É responsável por aprofundar os temas discutidos no ambiente virtual, promover atividades práticas, orientar a elaboração de projetos e relatórios e estimular o pensamento crítico e o trabalho em grupo. Também realiza um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento de cada estudante.
Recursos Materiais
A disciplina também se apoia em uma variedade de recursos didáticos e tecnológicos que enriquecem o processo de aprendizagem:
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Plataforma virtual de aprendizagem, que reúne todos os conteúdos organizados em módulos interativos;
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Videoaulas gravadas com qualidade didática e técnica;
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Fóruns de discussão, chats, wikis colaborativas e exercícios avaliativos, que estimulam o envolvimento ativo dos estudantes;
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Materiais complementares (textos, artigos, infográficos, links e vídeos) para aprofundamento dos assuntos abordados;
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Ambiente presencial com confortável e acolhedora infraestrutura adequada para aulas práticas, discussões em grupo, orientação de projetos, atividades complementares e realização das avaliações presenciais das disciplinas.
Essa combinação entre recursos humanos qualificados e ferramentas tecnológicas atualizadas permite uma abordagem completa, acessível e centrada no aluno. Assim, buscamos assegurar um percurso formativo significativo, que contribua efetivamente para a construção do conhecimento e o desenvolvimento das competências exigidas no campo da saúde.
Avaliação
A avaliação na disciplina Metodologia da Pesquisa será processual, contínua e orientada para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação técnica na área da saúde. Valorizamos o envolvimento ativo dos estudantes ao longo de todo o percurso, com ênfase na participação, no cumprimento das atividades propostas, na interação nos ambientes virtuais e presenciais e na qualidade das produções acadêmicas realizadas.
Entretanto, para efeitos de registro e atribuição de nota final, será realizada uma avaliação presencial obrigatória, conforme os critérios institucionais da formação técnica.
Essa avaliação presencial será composta por, no mínimo, dez questões, abrangendo os conteúdos das quatro unidades da disciplina. Entre essas questões, ao menos uma será discursiva, exigindo do aluno a capacidade de articular ideias, demonstrar compreensão dos conceitos e aplicar o conhecimento de forma crítica e contextualizada.
O objetivo dessa prova é garantir que o aluno tenha domínio dos temas essenciais da disciplina, respeitando os princípios da transparência, equidade e objetividade no processo de avaliação.
Reforçamos que a aprendizagem será continuamente acompanhada por meio de:
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Participação nas atividades on-line (exercícios, fóruns, wikis, entre outros);
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Envolvimento nas atividades presenciais de tutoria;
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Entregas de tarefas e produções ao longo das unidades;
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Interações com os professores e tutores.
Dessa forma, a avaliação não se limita a um único momento, mas é parte integrante e constante do processo formativo. A prova presencial, nesse contexto, serve como um instrumento formal de verificação, sem deixar de refletir o percurso construído ao longo da disciplina.
Treinadores

ANDERSON DOS ANJOS PENA DE CARVALHO