Fundamentos da Saúde
- EDUCATIVE DISCIPLINAS ON-LINE |
Bases tecnológicas:
- Saúde /Doença
- Práticas de Saúde
- Políticas de Enfermagem
- Equipe multiprofissional
- Terminologia Hospitalar
- Paciente hospitalizado
- Instrumentos Básicos de Enfermagem
- Método de Trabalho
- Sinais Vitais
- Assistência de Enfermagem nas Necessidades dos Pacientes
- Mobilização
- Movimento e Transporte do Paciente Acidentado
- Humanização Hospitalar
Informações do curso
Competências
- Reconhecer a diferença entre saúde e doença, identificando alterações imediatas.
- Promover cuidados hábeis e seguros ao cliente.
- Reconhecer necessidades básicas e específicas do cliente.
- Identificar cuidados prioritários e iniciar cuidados imediatos.
- Correlacionar procedimentos básicos em saúde com as funções orgânicas.
- Ter visão geral do trabalho da enfermagem.
- Estimular o contato com termos, técnicas e rotina hospitalar.
- Compreender práticas hospitalares como estratégias de profilaxia.
Tópicos e materiais de estudo
Apresentação - (Videoaula de apresentação da disciplina, como um todo)
Vídeo aula sobre os temas
Vídeos complementares
Estudo de caso para o fórum
Leitura Complementar – artigos e /ou capítulo de livros
Apresentação de slides
Exercícios
Estudos de caso e/ou trabalho em grupo
Roteiro das unidades:
Unidade 1
- Saúde e Doença
- Práticas de Saúde
- Políticas de Enfermagem
- Equipe Multifuncional
- Terminologia Hospitalar
1.Saúde e Doença
Objetivo da aula:
Levar o aluno a compreender os conceitos de saúde e doença sob múltiplas perspectivas (biológica, histórica, cultural e profissional), promovendo uma visão crítica e ampliada do cuidado em enfermagem.
- Definição de saúde e doença;
- Modelos explicativos de saúde e doença;
- Determinantes sociais da saúde;
- Papel da Enfermagem
- Vídeo anexado em apresentação de slide da aula - O que é saúde?” – Canal Fiocruz
https://www.youtube.com/watch?v=HyjvN6p98nI - Apresentação da aula;
- Vídeo aula;
- Discussão no fórum: assistir ao vídeo com link anexado e responder à solicitação da atividade.
- Atividade escrita;
- Atividade complementar: Assistir ao vídeo com link disponível na plataforma, responder à questão proposta para ser entregue ao professor orientador presencial
2.Práticas de Saúde
Objetivo:
Compreender as práticas de saúde como ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, destacando o papel ativo do técnico de enfermagem nessas ações no SUS.
- Conceito de práticas de saúde:
- As práticas de saúde no SUS: Práticas de promoção e prevenção;
- A atuação do técnico em enfermagem nas práticas de saúde;
- Exemplos práticos:
- Aferição de pressão arterial em feiras de saúde.
- Acompanhamento de pacientes crônicos na UBS.
- Participação em ações do Outubro Rosa, Novembro Azul, campanhas de vacinação etc.
- Apresentação em PPT da aula;
- Arquivo para leitura complementar obrigatória anexada ao portal;
- Discussão de Estudo de caso para o fórum;
- Oficina: Atividade em grupo a ser executada em sala de aula pelo professor orientador presencial;
- Atividade de fixação escrita objetiva /discussiva.
3.Políticas de Enfermagem
Objetivo da aula:
Compreender as políticas que regulam, organizam e fortalecem o exercício da Enfermagem no Brasil, especialmente no SUS, valorizando o papel do técnico de enfermagem na assistência à saúde com base na legislação e nos princípios éticos.
- O que são políticas de enfermagem;
- Legislação profissional básica:
- Lei nº 7.498/1986 – Lei do Exercício Profissional da Enfermagem
(Define as atribuições do técnico e do auxiliar de enfermagem) - Decreto nº 94.406/1987 – Regulamenta a lei
- Código de Ética da Enfermagem – Resolução COFEN nº 564/2017
- O papel das instituições de classe: COFEN e COREN
- Importância da inscrição profissional.
- Enfermagem no SUS:
- A enfermagem como pilar da atenção básica e hospitalar.
- Participação da enfermagem em políticas públicas de valorização da enfermagem:
- Fiscalização do exercício e valorização da profissão.
Apresentação da aula em PPT;
Vídeo aula;
Links da Lei do Exercício Profissional, código de ética e Decreto disponíveis na apresentação PPT para leitura complementar;
Atividade no fórum;
Atividade de fixação escrita.
4. Equipe Multifuncional
Objetivo da aula:
Compreender a composição e o papel da equipe multiprofissional na saúde, reconhecendo a importância da comunicação, da cooperação e da valorização dos diferentes saberes para garantir um cuidado integral ao paciente.
- O que é uma equipe multiprofissional ou multifuncional
- Diferença entre equipe multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar:
- Principais membros da equipe de saúde:
- O papel do técnico em enfermagem na equipe:
- Comunicação e trabalho em equipe:
Aula expositiva em PPT;
Vídeo aula;
Atividade no fórum à base de artigo científico a ser lido como material complementar;
Leituras complementares anexadas em PDF e QR cold nas aula expositiva;
Atividade de fixação com base nos materiais complementares e aula.
- Terminologia hospitalar
Objetivo da aula:
Familiarizar o aluno com os termos técnicos e siglas mais utilizados no ambiente hospitalar e na assistência de enfermagem, favorecendo a comunicação segura e a compreensão da linguagem escrita e falada na área da saúde.
· Conceito de terminologia hospitalar
- Conjunto de termos, siglas, abreviações e códigos usados na área da saúde para agilizar e padronizar a comunicação entre os profissionais.
- Importância da precisão e clareza na linguagem técnica;
- Áreas principais onde a terminologia é usada:
- Prontuário do paciente;
- Prescrições médicas e de enfermagem;
- Evolução/anotação de enfermagem;
- Siglas e abreviações mais comuns;
- Termos técnicos de uso frequente;
- Cuidados com o uso da terminologia;
Aula expositiva em PPT;
Vídeo aula;
Atividade no fórum à base de artigo científico a ser lido como material complementar;
Leituras complementares anexadas em PDF
Unidade 2
6. Paciente Hospitalizado
7. Instrumentos básicos de Enfermagem
8. Método de Trabalho
9. Sinais Vitais
- Paciente Hospitalizado
Objetivo da aula:
Apresentar ao aluno o contexto da hospitalização, seus impactos no paciente e a importância do papel do técnico de enfermagem no acolhimento, cuidado seguro e humanizado durante a permanência hospitalar.
- O que é hospitalização;
- Impactos da hospitalização no paciente;
- Acolhimento e escuta qualificada na admissão;
- Rotinas hospitalares e o papel do técnico de enfermagem;
- Prevenção de riscos e segurança do paciente;
- Humanização do cuidado ao paciente hospitalizado;
- Instrumentos Básicos de Enfermagem
Objetivo da aula:
Apresentar os principais instrumentos utilizados no cuidado de enfermagem, ensinando suas finalidades, formas seguras de manuseio, higienização e o papel do técnico de enfermagem na organização e utilização desses recursos.
- O que são instrumentos básicos de enfermagem
- Materiais e equipamentos essenciais para a prestação de cuidados diretos ao paciente;
- Principais instrumentos e suas finalidades por categorias:
-Sinais Vitais:
-Administração de medicamentos:
- Higiene e conforto:
- Princípios do uso seguro e profissional:
- Responsabilidade do técnico de enfermagem:
- Importância do zelo com os instrumentos:
- Método de Trabalho
Objetivo da aula:
Apresentar os métodos que organizam a atuação do técnico de enfermagem, destacando a importância da sistematização do cuidado, dos registros, da comunicação em equipe e da aplicação de rotinas seguras e humanizadas.
- O que é “método de trabalho” na enfermagem
- Etapas básicas do método de trabalho técnico de enfermagem:
- Registro correto e ético:
- Modelos de organização do trabalho na enfermagem (em ambientes hospitalares):
- O papel do técnico de enfermagem no método de trabalho:
- Vínculo entre método de trabalho e qualidade da assistência:
- Sinais Vitais
Objetivo da aula:
Ensinar o aluno a identificar, verificar e registrar os principais sinais vitais, compreendendo seus valores de referência, alterações clínicas comuns e o papel do técnico de enfermagem na observação e resposta a essas alterações.
- O que são sinais vitais;
- Quais são os principais sinais vitais;
- Valores de referência (faixas etárias);
- Erros comuns e como evitá-los:
- Papel do técnico de enfermagem:
- Registro e comunicação:
Unidade 3
- Assistência de Enfermagem nas Necessidades dos Pacientes
Objetivo da aula:
Ensinar ao aluno técnico como identificar e atender de forma ética, segura e humanizada as diferentes necessidades básicas e específicas dos pacientes, respeitando sua individualidade e promovendo bem-estar durante o processo de adoecimento.
- Conceito de necessidades humanas em saúde
-Necessidades biológicas
-Necessidades emocionais/psicológicas
-Necessidades sociais/espirituais
- Princípios da assistência humanizada
- Identificação das necessidades prioritárias
- Cuidados práticos prestados pelo técnico de enfermagem
- Comunicação e observação contínua
- Ética e respeito à dignidade
- Mobilização
Objetivo da aula:
Ensinar o aluno a reconhecer a importância da mobilização no cuidado de enfermagem, identificando suas indicações, técnicas básicas e cuidados essenciais com o paciente e consigo mesmo, visando conforto, segurança e prevenção de riscos.
- O que é mobilização no contexto da enfermagem
- Por que mobilizar o paciente;
- Cuidados antes da mobilização;
- Técnicas básicas de mobilização (exemplos a serem demonstrados):
- Segurança e ergonomia:
- Registro da mobilização
12.Movimento e transporte do paciente acidentado
Objetivo da aula:
Ensinar ao aluno os princípios, cuidados e técnicas seguras para movimentar e transportar pacientes vítimas de trauma ou acidente, minimizando riscos de agravamento e garantindo a segurança do profissional e do paciente.
- Conceito e importância do tema;
- Princípios fundamentais antes da movimentação;
- Tipos de situações que exigem atenção especial;
- Técnicas básicas de imobilização e transporte;
- Responsabilidade do técnico de enfermagem;
- Registros e comunicação segura
- Humanização Hospitalar
Objetivo da aula:
Levar os alunos a compreenderem que humanizar é acolher, ouvir, respeitar e tratar cada paciente como um ser único, mesmo dentro das rotinas e limitações do ambiente hospitalar. Mostrar como o técnico de enfermagem pode aplicar isso na prática.
Conceito de humanização hospitalar;
- Princípios da Política Nacional de Humanização (PNH):
- Desafios da humanização no ambiente hospitalar:
- Práticas humanizadas - Técnico de Enfermagem
Referências recomendadas
1. Saúde e Doença
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Cap. 1 e 2)
- Waldow, Vera Regina – O Cuidado Humano como Valor
- Bousso & Serafim – Conceitos Fundamentais em Enfermagem (Ed. Manole)
- Ministério da Saúde – Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)
- Vídeo: “O que é saúde?” – Canal Fiocruz
https://www.youtube.com/watch?v=HyjvN6p98nI
2. Práticas de Saúde
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Promoção da Saúde)
- Ministério da Saúde – Caderno de Atenção Básica nº 33 (Doença Crônica)
- Carvalho, Y. M. – Enfermagem em Saúde Coletiva (Ed. Atheneu)
- Barros, M. E. B. – Práticas de Saúde: Saberes, Fazeres, Poderes (Ed. Hucitec)
- Ministério da Saúde – PNPS (2015)
3. Políticas de Enfermagem
- Lei nº 7.498/1986 – Exercício Profissional da Enfermagem
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm - Código de Ética da Enfermagem – COFEN Res. 564/2017
https://www.portalcofen.gov.br/codigo-de-etica-dos-profissionais-de-enfermagem_75130.html - Furukawa, P. D. – Políticas de Saúde e Enfermagem (Ed. Rubio)
- Sites:
COFEN – https://www.portalcofen.gov.br
COREN-BA – https://www.coren-ba.gov.br
4. Equipe Multifuncional
- Ministério da Saúde – Caderno da Atenção Básica nº 39 (Equipe de Saúde da Família)
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/equipe_saude_familia_atencao_basica.pdf - Peduzzi, M. – Equipe Multiprofissional de Saúde: Conceitos e Práticas
- Ciampi, F. – A Prática do Cuidado em Equipe Interdisciplinar em Saúde
5. Terminologia Hospitalar
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Registros e Administração de Medicamentos)
- COFEN – Guia de Registros de Enfermagem
https://www.portalcofen.gov.br/guia-de-registros-de-enfermagem_11111.html - Martins, M. A. – Dicionário de Termos Técnicos em Enfermagem
- COREN-SP – Manual de Redação Técnica em Enfermagem
6. Paciente Hospitalizado
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Ambiente Hospitalar)
- Ministério da Saúde – HumanizaSUS – Documento Base
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_doc_base.pdf - ANVISA – Programa Nacional de Segurança do Paciente
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/seguranca-do-paciente - Souza, D. N. – Enfermagem Hospitalar: Assistência, Segurança e Humanização
7. Instrumentos Básicos de Enfermagem
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Segurança e Cuidados)
- Bittencourt, R. J. – Instrumentação para Técnicos de Enfermagem
- COREN-SP – Manual de Boas Práticas em Enfermagem
- Ministério da Saúde – Manual de Biossegurança e Segurança do Paciente
8. Assistência nas Necessidades dos Pacientes
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Cuidados Básicos)
- Horta, Wanda – Teorias de Enfermagem Aplicadas à Prática
- Ministério da Saúde – Caderno Humanização da Atenção Básica
- COREN-SP – Guia de Boas Práticas Assistenciais
9. Mobilização
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Posicionamento e Ergonomia)
- COREN-SP – Manual de Boas Práticas Hospitalares
- ANVISA – Manual de Prevenção de Lesões por Pressão
- Ministério da Saúde – Protocolo de Segurança do Paciente Hospitalizado
10. Movimentação e Transporte do Paciente Acidentado
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Capítulo sobre Transporte Seguro)
- Ministério da Saúde – Protocolo de Transporte Interno Seguro
- Cruz Vermelha Brasileira – Manual de Primeiros Socorros
- COREN-SP – Guia de Atendimento Pré-Hospitalar
11. Humanização Hospitalar
- Ministério da Saúde – HumanizaSUS – Política Nacional de Humanização
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_doc_base.pdf - Waldow, Vera Regina – O Cuidado Humano como Valor
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Comunicação e Cuidado Humanizado)
- COREN – Código de Ética Profissional da Enfermagem
12. Método de Trabalho
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Organização do Cuidado)
- Ministério da Saúde – Caderno de Atenção Básica: Humanização e Segurança
- COREN-SP – Código de Ética e Boas Práticas do Técnico de Enfermagem
- Waldow, V. R. – O Cuidado como Prática Ética
13. Sinais Vitais
- Potter & Perry – Fundamentos de Enfermagem (Avaliação Clínica)
- COREN-SP – Guia de Boas Práticas em Sinais Vitais
- Ministério da Saúde – Caderno de Atenção Básica
- Cruz Vermelha – Manual de Primeiros Socorros
Metodologia
Vamos trabalhar com vídeo aulas curtas e objetivas, materiais de leitura (como artigos e slides), atividades práticas e discussões em fóruns.
Você terá momentos de estudo individual e também atividades para realizar com o apoio do professor orientador presencial, como oficinas e estudos de caso. Tudo foi pensado para tornar o aprendizado mais claro, prático e conectado com a realidade do trabalho na área da saúde.
Nosso foco é garantir que você aprenda de forma ativa, participativa e com autonomia, mas sempre com o suporte necessário ao longo do percurso.
Treinadores
EDUCATIVE DISCIPLINAS ON-LINE
